quarta-feira, 13 de junho de 2012


CESARE BATTISTI

NA CIDADE DE PELOTAS


Ex-guerrilheiro italiano, condenado à prisão perpétua pela Justiça de Milão, ativo na Itália no fim dos anos 70 – os chamados anos de chumbo – período marcado pela violência política; vivências na França e no Brasil, liberdades e permanencias. Estas são apenas partes da história de Cesare Battisti, convidado do Instituto Mário Alves para estar presente em Pelotas no próximo dia 14/06.


A atividade contará com o lançamento do seu mais recente livro "Ao pé do Muro" que conta a história de Augusto, foragido internacional que vem para o Brasil em busca de proteção. As belezas e tristezas de um país tão intenso e colorido, emotivo e sofrido, são filtradas pelo olhar do protagonista, que observa o novo mundo tanto do lado de dentro quanto de fora dos muros da prisão.


O debate também contará com a presença do Jornalista Edu Jacques, que em sua pesquisa acadêmica analisou o discurso proferido pelo jornal 'La Repubblica' sobre o episódio que foi o ápice da crise entre os dois países, a concessão de refúgio ao Battisti pelo então ministro da justiça Tarso Genro.


14 de Junho, às 19h, na Câmara Municipal de Pelotas.