terça-feira, 29 de novembro de 2011



 SILVIO RODRIGUEZ DOMINGUEZ


San Antonio de Los Baños
Cuba
29 de novembro de 1946


A juventude

Em 1964, incorpora-se à tropa, onde vai começar a tocar viola e compor canções durante os tempos livres como meio de combater o aborrecimento. Dessa época são conhecidas composições como "El Viento Eres Tú", "Y Nada Más", "La Canción de la Trova" e "Quédate". Forma ainda um dueto com Luís López, que tocava guitarra eléctrica. Logo vai começar a escrever artigos jornalísticos e poemas para diversas revistas. Em 1967, Mario Roemu, pai de uma amiga de Silvio, encoraja-o para se apresentar no programa de televisão "Música y Estrellas", e faz-lhe alguns arranjos de "Sueño del Colgado y la Tierra" e "Quédate", as canções que iria interpretar. É nesses anos que começa a atuar solo ou como artista acompanhante de César Portillo de la Luz (autor do conhecido bolero "Contigo en la Distancia"), e entra na Casa de las Américas, organização cultural dirigida por Haydée Santamaría, onde coincidiu com outros cantores de intervenção como Pablo Milanés ou Noel Nicola.

À morte do Che Guevara, Silvio compõe "La Era Está Pariendo un Corazón" e "Fusil Contra Fusil", canções que em 1968 iriam incluir no seu disco colectivo "Hasta la Victoria Siempre". Também iria começar nessa altura a aparecer como artista principal no programa de televisão "Mientras tanto", que no fim-de-ano foi retirado da emissão após ter Silvio elogiado os Beatles. No ano seguinte (1969), foi como trabalhador no barco pesqueiro Playa Girón, navegando durante quase cinco meses pelo Oceano Atlântico e as costas africanas (aportando nas Canárias e Senegal). Durante a singradura, compõe 72 canções ao todo, muitas delas conhecidas, como "Ojalá", "Playa Girón", "Boga, Boga", "Jerusalén Año Cero", "Cuando Digo Futuro" e "Al Final de Este Viaje en la Vida", que muitos anos depois serão editadas no livro de poesia Canções do Mar.

A inícios dos anos setenta, junto a Pablo Milanés e outros que mais tarde iriam fazer parte da Nova Trova, integra o Grupo de Experimentação Sonora do ICAIC (GESI), que se encarregaria de gravar trilhas sonoras para filmes e documentários cubanos diversos. Recebe uma completa educação musical graças a vultos reconhecidos como o compositor e guitarrista Leo Brower. O GESI investigaria e fusionaria elementos da música tradicional cubana e brasileira, o rock, o jazz, a música clássica, a música electrónica, o happening, o fenómeno beat, etc... resultando em sons originais. Desta altura são algumas gravações como "Fusil Contra fusil", "El Papalote", "Cuba Va" (um curioso rock cantado junto a Pablo Milanés e Noel Nicola), "De la Ausencia y de Ti", "Velia", "El Mayor", "Granma" (obra colectiva), "Oveja Negra", "Si Tengo un Hermano", etc. Estas canções iriam ser editadas, anos mais tarde, em discos como "Los Tres del Gesi", "Cuando Digo Futuro" ou "Memorias".

Em 72, faz uma turné pela Alemanha e o Chile, onde partilha cenário com Isabel Parra (filha de Violeta) e Víctor Jara (que morreria assassinado no ano seguinte após o golpe militar de Pinochet). Nesse ano decorre em Havana o Encontro de Música Latino-americana. No final do ano, a 1 de Dezembro, Silvio, Pablo e outros novos cantores cubanos, a maior parte ligados ao GESI (Noel Nicola, Eduardo Ramos, Augusto Blanca, Pedro Luís Ferrer, Santiago Feliú, Vicente Feliú, Sara González, Pancho Amat - que anos depois faria parte do conjunto de Juan Perro, etc.), unem-se para constituírem a Nueva Trova Cubana, dedicando-se a procurar novos trovadores por toda a ilha.

Já em 74, organiza-se na Repúblia Dominicana o Festival Internacional de Cantores Sete Dias com o Povo, ao qual assistiu uma delegação cubana composta por Silvio e Noel Nicola. Outros artistas participantes desse evento seriam Mercedes Sosa, Los Guaraguao, Danny Rivera, Roberto Darkin, Pi de la Serra, Guadalupe Trigo e Expresión Joven, entre outros. Foi a primeira vez que Silvio cantou perante um estádio lotado de público.

No ano seguinte, grava o seu primeiro LP, Días y Flores, acompanhado pelos músicos do GESI e da Orquestra EGREM. Na Espanha de Franco o disco mudou o nome para "Te Doy una Canción", devido à proibição governativa da canção que dava título ao disco e de "Santiago de Chile"). Especial destaque para as canções "Pequeña Serenata Diurna", com ares de bossa nova brasileira, "Yo Digo que las Estrellas" e a surrealista "Sueño con Serpientes". O uruguaio Daniel Viglietti gravaria também um disco com o GESI.

Em 1976, Silvio alista-se como membro da "brigada artística" para ir junto das brigadas internacionalistas cubanas para a guerra de Angola. Após ter feito "Testamento" (depois gravado no disco Rabo de Nube), parte para esse país, onde compõe, entre outras, "Canción para Mi soldado", "Pioneros" e "La Gaviota".

Ao regresso, faz um turné por Espanha, onde gravaria acompanhado apenas de seu violão o disco Al Final de Este Viaje, onde cantava algumas das suas primeiras canções (algumas delas já gravadas com o GESI e editadas em discos compilatórios), tais como "Ojalá", "La Era Está Pariendo un Corazón", "Canción del Elegido" e "Óleo de Mujer con Sombrero" (pertencente a uma tetralogia pictórica de que só iria ser conhecida esta "Óleo..."). O seu seguinte disco, em 1979, também seria só com violão, embora já com uma técnica mais madura; intitulou-se Mujeres e incluiu obras como "Adónde Van",  "Cierta Historia de Amor" e "Qué Hago Ahora (¿Dónde Pongo lo Hallado?)".

No fim da década de setenta viaja pela primeira vez aos Estados Unidos, cantando junto a Pete Seeger, e a seguir à Dinamarca e Noruega. A partir dessa altura, começaria a fazer turnés pela América Latina toda e pela Península Ibérica. Em 1980, gravou Rabo de Nube I (embora o segundo volume nunca chegaria a ser gravado), onde combinava elementos acústicos com teclados e sintetizadores. O disco incluía a colaboração da irmã de Silvio, Anabel López, na canção "Te Amaré" e de Yanela Lojos na harpa de "Rabo de Nube". O disco incorporava ainda canções como "Vamos a Andar", "Fábula de los Tres Hermanos" e "Testamento". Em 1981, durante um concerto em Zaragoza (Aragón), a polícia irrompe no cenário e despeja o local disparando gases lacrimogênios.