terça-feira, 5 de março de 2013



A ESTRANHA DITADURA DE HUGO CHÁVEZ


_POR EDUARDO GALEANO


No teatro, no grande teatro do bem e do mal, há uma distribuição de funções entre os anjos e demônios, e Hugo Chavez é um dos principais demônios, é um ditador do ponto de vista das fábricas de opinião pública mundial.

Hugo Chávez é um ditador, é um estranho ditador. Ganhou oito eleições em cinco anos e agora, recentemente, no referendum, foi o primeiro presidente na história da humanidade que colocou seu cargo à disposição das pessoas e ganhou por 6 a 4 – 60% contra 40% –, numa eleição que eu assisti como observador e posso garantir, dar testemunho de que foram eleições transparentes, onde pela primeira vez se conseguiu evitar que os mortos votassem.

Porque, na Venezuela, os mortos tinham o mau hábito de votar. É um mau hábito...E também se conseguiu evitar que uma pessoa votasse várias vezes. Por causa da doença de Parkinson, muita gente colocava vários votos nas urnas.

A Venezuela é um país estranho onde isto acontece e, ao mesmo tempo, se assiste às denúncias pela falta de liberdade de expressão.