quinta-feira, 15 de dezembro de 2011




OS EUA IMPEDEM PARTICIPAÇAO 
DE SILVIO RODRIGUEZ
NO 90º ANIVERSARIO DE PETE SEEGER


Maio de 2009


O departamento de Estado dos Estados Unidos, dirigido por Hillary Clinton, impediu a presença do célebre trovador cubano Silvio Rodríguez nas homenagens pelos 90 anos do legendário músico “folk” norte-americano, Pete Seeger, que fez anos ontem, 3 de maio, em Nova Iorque.

O site Cubadebate reproduziu, ontem a noite, uma mensagem na qual Silvio, que se encontrava em Paris, denunciou a tardança do seu visto, o que frustrou o convite que fizeram as organizações do ato.

“O bloqueio continua sendo política viva na executória do governo dos Estados Unidos”, declarou o espaço digital.

Na mensagem a sua irmã e representante em Havana, Silvio expressou: “É sexta-feira, 1o de maio, são as 20h40 em Paris e acabo de visitar o site onde a embaixada dos Estados Unidos na França publica notícias sobre os vistos solicitados. O meu aparece em estado de tramitação, como está desde que foi solicitado. Como hoje era o dia que deveria voar para Nova Iorque e o visto não apareceu, amanhã volto para Havana”.

“Acredito que a atitude do Departamento de Estado é muito contraditória com o desejo expresso pelo presidente Obama de uma aproximação com Cuba. Como trabalhador da cultura cubana, continuo sentindo-me tão bloqueado e discriminado como por outros governos. Tomara que isto mude de verdade algum dia. Obrigado pela ajuda”, escreveu finalmente o cantor e compositor cubano.

Pete Seeger, que ajudou a difundir mundialmente a canção Guantanamera, de Joseito Fernández com versos de José Martí, tem sido um crítico incansável contra o bloqueio dos Estados Unidos a Cuba, onde esteve em cinco ocasiões.

"Eu gostaria de saber qual parte que toca a nós cubanos dessa 'mudança' proclamada pela nova admnistração norteamericana. Não quero acreditar que a boa vontade do governo Obama é somente para os que vivem nos Estados Unidos  ou  para os que pensam como eles”,  finalizou Silvio Rodríguez.