quinta-feira, 24 de novembro de 2011



 NEIL YOUNG


The Archives Vol. 1
1963 - 1972
[8 CD BOX]






Neil Young é um dos poucos artistas cujos registros ao vivo são de importância igual ou, em alguns casos, superior ao seu trabalho no estúdio. Autor de clássicos que hoje pertencem tanto ao folk e à música country quanto ao rock (neste último gênero, com ressonâncias no punk e no grunge), o guitarrista canadense tem uma relação com o palco tão forte que, em 1979, lançou um trabalho de inéditas diretamente como um registro ao vivo ("Rust never sleeps"). Hoje o disco - que inclui "Hey hey my my" - está certamente entre seus cinco mais importantes.

Esse traço da carreira de Neil Young vem da combinação entre suas composições altamente emocionais, a forte personalidade e a turbulenta vida pessoal, o que resultou em performances ao vivo explosivas e igualmente memoráveis.

Em 2009, é lançado ''Neil Young - The Archives'', uma espécie de antologia da sua obra, com ênfase em músicas inéditas que ficaram pelo caminho. São 8 CDs, 2 DVDs e um livro de 150 páginas de Neil Young inédito, ao vivo, em filme, em letras.

"Live at the Fillmore East", mostra o músico se aproximando do topo justamente em um desses grandes momentos ao vivo de sua carreira.


O registro captura Neil Young tocando ao lado do guitarrista Danny Whitten. Ele viria a morrer dois anos depois por overdose de heroína e seria tema de "The needle and the damage done", uma das mais bonitas e tristes composições de Young.

Live at the Fillmore East registra uma das performances históricas de Neil Young com a banda Crazy Horse, formada por Danny Whitten (guitarra), Billy Talbot (baixo) e Ralph Molina (bateria). São seis faixas gravadas durante a turnê "Everybody Knows This Is Nowhere", incluindo "Winterlong" e "Come on Baby Let´s Go Downtown". 


LIVE AT THE FILMORE EAST 

1. Everybody Knows This Is Nowhere 3:36
2. Winterlong 3:40
3. Down By The River 12:24
4. Wonderin' 3:35
5. Come On Baby Let's Go Downtown 3:51
6. Cowgirl In The Sand 16:09