terça-feira, 30 de junho de 2015


Mais humildade, por favor


Por Enilton Grill


Se eu dissesse que já li Descartes, Sartre, Nietzsche - e outros mais - você diria que eu sou modesto e humilde ou que eu sou pretensioso e orgulhoso?

Acho que se você tivesse boa vontade diria que eu ao ler estes senhores cheios de sabedoria reconheço minha ignorância e procuro aprender um pouco com quem sabe muito. Mas você também poderia ter má vontade e dizer que eu estou querendo aparecer e mostrar o que sei dizendo o que digo.

E eu, o que digo? Não sei.

Se eu disser que sou pretensioso e orgulhoso, é mentira.

Se eu disser que sou humilde não aprendi nada com o que li. A humildade é a virtude mais humilde porque o humilde nunca vai dizer que é humilde.

Moral da história: Eu tenho orgulho de ler o que li.

Mas preciso ler mais - muito mais - para aprender um pouco. Um pouquinho só que seja. Pois não sei nada. Se soubesse não teria dito o que disse. Pois a falta da virtude da humildade é o orgulho. O orgulho é a ignorância da ignorância. O orgulhoso ignora que ignora.

Mas será que ter orgulho é a mesma coisa que ser orgulhoso?

Não sei. Se você souber, por favor, me ajude. Eu gostaria muito de um dia vir a ser ser humilde. Achei que já era, e ainda não sou.

Outra coisa:

Você poderia ser maldoso e dizer que eu sou mentiroso, que eu não li nada disso. Você pode até achar estranho, mas se você dissesse isso eu não diria nada. Não acharia nada de mais. Muito pelo contrário, eu acharia normal. Sabemos, os que lemos Nietzsche, que a verdade é uma convenção social. E o que seria essa verdade? Nietzsche nos responde em seu livro "Verdade e Mentira no Sentido Extra Moral":

'[...] a verdade e a mentira são construções que decorrem da vida no rebanho e da linguagem que lhe corresponde. O homem do rebanho chama de verdade aquilo que o conserva no rebanho e chama de mentira aquilo que o ameaça ou exclui do rebanho. (...) Portanto, em primeiro lugar, a verdade é a verdade do rebanho.'

É isso, entendeu? Estranho, na verdade, pelo menos pra mim, é o rebanho, que se acha grande coisa e é só a mesma e velha manada, acomodada e manipulada. Só isso e mais nada.