terça-feira, 8 de abril de 2014


ASSIM NÃO, ZAMBI



POR CLEMENTINA DE JESUS 
E MARTINHO DA VILA



Quando eu morrer
Vou bater lá na porta do céu
E vou falar pra São Pedro
Que ninguém quer essa vida cruel

Eu não quero essa vida não Zambi
Ninguém quer essa vida assim não Zambi

Ô Zambi, vê se manda parar aquelas briga lá no morro
Quando os homi chegam chutando as porta e revirando tudo, 
todo mundo fica assustado e a criançada
com aqueles olhos arregalados o coração saindo pela boca.
Ai, meu Deus! A tal de Lei de Invasão de Domicílio
lá no morro não vale nada

Eu não quero essa vida não Zambi
Ninguém quer essa vida assim não Zambi

Ah, Zambi, deixa eu dizer mais uma coisa
Vê se clareia a cabeça de minha gente lá no morro
pra eles pararem de tanta cachaçada, maconha e briga
Devagar, tá legal?! Mas quando os nêgo tão doido
dão tiro à toa, à toa. E quando eles inventam
de brincar de bandido?! É o de baixo atacando
o de cima, os da direita atacando os da esquerda
e o pior, é que ninguém é da direita
nem da esquerda, é todo mundo do mesmo morro.
É a miséria brigando com o miserê.

Eu não quero essa vida não Zambi
Ninguém quer essa vida assim não Zambi

Eu não quero as crianças roubando
A veinha esmolando uma xepa na feira
Eu não quero esse medo estampado
Na cara duns nêgo sem eira nem beira

Abre as cadeias pros inocentes
Dá liberdade pros homens de opinião
Quando um nêgo tá morto de fome
Um outro não tem o que comer
Quando um nêgo tá num pau-de-arara
Tem outro penando num outro sofrer

Eu não quero essa vida não Zambi
Ninguém quer essa vida assim não Zambi

Quando eu morrer
Vou bater lá na porta do céu
E vou falar pra São Pedro
Que ninguém quer essa vida cruel

Eu não quero essa vida não Zambi
Ninguém quer essa vida assim não Zambi

Deus é pai, Deus é filho,
Espírito Santo é Zambi
Eu não quero essa vida não Zambi
Clementina é filha de Zambi
Eu não quero essa vida não Zambi
Ninguém quer essa vida assim não Zambi


ASSIM NÃO, ZAMBI
CLEMENTINA DE JESUS & MARTINHO DA VILA
LP CLEMENTINA DE JESUS & CONVIDADOS
1979