domingo, 6 de abril de 2014


'ESCOLHI O TIME VENCEDOR!'


POR LUIS FERNANDO VERISSIMO


TEXTO ESCRITO
PARA O CENTENÁRIO DO INTER



Quando vi o Internacional jogar pela primeira vez, ele tinha 37 anos de idade e eu, dez. Portanto 63 desses cem anos eu acompanhei, às vezes de perto – naquele primeiro jogo, um Gre-Nal, sentei numa cadeira com assento de palha atrás de uma cerca de madeira branca que rodeava o campo –, às vezes de longe, quando morei fora de Porto Alegre ou, mais recentemente, quando troquei a arquibancada pela poltrona e o pay-per-view.

Por que escolhi o Inter para torcer em 1946? Eu tinha morado dos 7 aos 9 anos nos Estados Unidos e, na volta, o futebol foi uma maneira de me reintegrar no Brasil. O Inter era o time mais em evidência no momento. Era chamado de “Rolo Compressor”. Escolhi o time vencedor. Mas não foi só isto.

Os anos que passamos nos Estados Unidos tinham sido os anos da Segunda Guerra Mundial, que eu ajudei a vencer matando milhares de inimigos da democracia em batalhas imaginárias. O Grêmio, na época, era o time “dos alemão”.

Não aceitava jogadores negros. E o Internacional era o time do povo.

Eu ia chegar no Brasil e torcer pelo inimigo? Felizmente esta distinção acabou, o Grêmio democratizou-se e hoje tem uma torcida tão heterogênea quanto à do Inter. Mas em 1946 entre o vermelho e o azul só havia uma escolha possível para um excombatente.

Nos 63 anos seguintes vi jogar o legendário “Rolo”, que não perdia campeonato, e tinha Nena, Tesourinha, Adãozinho (os três convocados para a Seleção Brasileira de 50, mas que não jogaram na Copa, o que explica nossa derrota) e Ávila, o centromédio que foi jogar no Botafogo do Rio, onde já jogara outro colorado, o Pirilo, e que foi o responsável por eu também ser botafoguense.

Vi jogar o Oreco (reserva do Nilton Santos em 58), o Paulinho (Capitão Piranha, jogou no Vasco), e o Larri e o Bodinho, mestres da perdida arte da tabelinha.

Vi nascer, crescer e ser bicampeão brasileiro em 75 e 76 aquele time que tinha Manga, Figueroa, Falcão, Valdomiro, e o resto daquele time que em 79 foi o único campeão brasileiro invicto até hoje.

Vi o Inter ganhar a Libertadores em 2006 e, de bem longe, ganhar do Barcelona e ser campeão mundial interclubes (nenhuma surpresa, claro. Que o Inter era o maior do mundo eu já sabia desde 1946. Só faltava provar) .