sábado, 24 de dezembro de 2011



 NOITE DE NATAL


POR EDUARDO GALEANO


Fernando Silva dirige o hospital de crianças, em Manágua. Na véspera do Natal, ficou trabalhando até muito tarde. Os foguetes espocavam e os fogos de artifício começavam a iluminar o céu quando Fernando decidiu ir embora. Em casa, esperavam por ele para festejar.

Fez um último percorrido pelas salas, vendo se tudo ficava em ordem, e estava nessa quando sentiu que passos o seguiam. Passos de algodão: virou e descobriu que um dos doentinhos andava atrás dele. Na penumbra, reconheceu-o. Era um menino que estava sozinho. Fernando reconheceu sua cara marcada pela morte e aqueles olhos que pediam desculpas ou talvez pedissem licença.

Fernando aproximou-se e o menino roçou-o com a mão: - Diga para... – sussurrou o menino-. Diga para alguém que eu estou aqui.
Eduardo Galeano


LA NAVIDAD DE LUIS

Toma Luis
Mañana es navidad
Un pan dulce y un poco de vino
Ya que no puedes comprar.

Toma Luis
Llévalo a tu casa
Y podrás junto con tu padre
La navidad festejar.

Mañana
No vengas a trabajar
Que el pueblo estará de fiesta
Y no habrá tristezas.

Señora
Gracias por lo que me da
Pero yo no puedo esto llevar
Porque mi vida no es de navidad.

Señora
Cree que mi pobreza
Llegará al final comiendo pan
El día de navidad.

Mi padre
Me dará algo mejor
Me dirá que Jesús es como yo
Entonces así podré seguir.

Viviendo, viviendo, viviendo.
                                               León Gieco, 1980

LA NAVIDAD DE LUIS
LEON GIECO
SIETE ANOS
1980
LA NAVIDAD DE LUIS
MERCEDES SOSA C/ LEON GIECO
ESCONDIDO EN MI PAIS
1997
 LA NAVIDAD DE LUIS
LEON GIECO
EL VIVO DE LEÓN
2001