domingo, 18 de setembro de 2011


BOUND FOR GLORY
o livro


Por Enilton Grill


'Bound for Glory'  é a autobiografia de Woody Guthrie, lançada em 1943.

Guthrie foi um cantor e compositor folk sindicalista que escreveu centenas de canções tradicionais, políticas e baladas infantis. Conta a lenda que quando Bob Dylan recebeu uma cópia desse livro, ainda em Mineapolis, ele ficou até mais impressionado do que com 'On the Road'.

Dylan viria a visitar Woody no manicômio onde ele estava internado logo após chegar e se instalar no Greenwich Village, em NY, no início dos anos 60. As canções e história de Woody tiveram influência fundamental na formação do jovem Dylan.

À parte do legado musical que Woody Guthrie deixou, o livro autobiográfico Bound for Glory é um documento de inestimável valor que completa com dignidade o conjunto de de sua obra.

Em Bound for Glory, o cantor apresenta suas inquietações sociais, catalisadas sob a perspectiva de suas próprias experiências. No livro, desfilam os mais variados personagens do zoológico humano estadounidense, pintados com uma força e um realismo equiparados aos de Steinbeck em As Vinhas da Ira.



BOUND FOR GLORY
o filme

Durante a Grande Depressão, a cidade de Pampas no Texas está repleta de desempregados oriundos das refinarias de petróleo em crise, além de ser assolada pela seca e pelas tempestades de areia.

Muitos partem em direção a Califórnia onde o clima é melhor, em busca desesperada de melhores oportunidades na agricultura ou em outras atividades. Woody Guthrie tenta permanecer em Pampas fazendo pequenos serviços de pintor de cartazes ou cantando em bares com seu inseparável violão. Mas, como tem família, esposa e dois filhos pequenos, ele acaba por decidir partir também, rumo a Califórnia, prometendo que depois os mandará buscá-los.

Andando a pé, carona ou em trens de carga junto de outros desempregados e vagabundos, Woody se vê diante de toda sorte de dificuldades, repressão policial e fome mas também recebe ajuda e muito calor humano das pessoas simples que encontra no caminho.

Ao chegar a Califórnia, ele vai para um acampamento de trabalhadores que tentam conseguir raras ocupações nas plantações, mesmo recebendo em pagamento, quando conseguem serviço, valores diminutos.

O acampamento é visitado pelo cantor Ozark Bule, que tenta motivar os trabalhadores a lutarem por melhores condições e se organizarem em sindicatos. Ele convida Woody para tocar com ele no rádio e os dois iniciam uma parceria de sucesso, tanto no meio artístico como com a ação social que continuam a desenvolver em favor dos trabalhadores.

BOUND FOR GLORY
TRAILER
1976





THIS LAND IS YOUR LAND

Esta terra é sua terra
Esta terra é minha terra
Da Califórnia para Ilha de Nova York
Da Floresta de Redwood para as Correntes do Golfo
E eu digo para você
Esta terra foi feita para você e para mim.

Eu fui andando pela estrada
Eu vi acima de mim aquele céu infinito
Eu vi abaixo de mim aquele vale de ouro
E eu estou dizendo
Esta terra foi feita para você e para mim.

Nas praças da cidade, na sombra de um campanário
No intervalo do escritório, eu vi o meu povo.
Tinham fome, e eu estava lá perguntando
Esta terra foi feita para você e para mim?

Quando andava, eu vi uma placa
E na placa dizia: ‘Não invadir’
Mas no outro lado, ela não dizia nada
Esse lado foi feito pra você e para mim.

Esta terra é sua terra
Esta terra é minha terra
De Riverside, Califórnia... até o Lago,
Do Sul do Leste da Georgia... até o Vale

Você sabe que esta terra é sua terra,
Esta terra é minha terra,
Esta terra é sua terra,
Oh, é minha terra,
Esta terra foi feita para você e para mim.

This Land is Your Land
Woody Guthrie

 



THIS LAND IS YOUR LAND
by BOB DYLAN
Live at Carneggie Chapter Hall
New York City
April 11, 1961

THIS LAND IS YOUR LAND
by BRUCE SPRINGSTEEN
Live at the Memorial Coliseum
Los Angeles, CA
September 30, 1985