quinta-feira, 28 de junho de 2012


É QUE EU VI DÉRCIO MARQUES...


POR ENILTON GRILL


Em 2002, no Rio de Janeiro, num Encontro de Cultura e da Reforma Agrária eu convivi alguns dias com Dércio Marques.

Foi então que eu vi um brasileiro matar a sede do povo e salvar o planeta. É que eu vi (e ouvi) Dércio Marques cantar a água.

Foi então que eu vi um brasileiro fazer a reforma agrária e matar a fome do povo. É que eu vi (e ouvi) Dércio Marques cantar a terra.

Foi então que eu vi um brasileiro romper o mapa e formar o mapa de todos: mestiços, negros e brancos. É que eu vi (e ouvi) Dércio Marques e Daniel Viglietti cantarem Milonga de andar lejos. Juntos como se fossem muitos (todos nós). E eram os dois um só. 

Depois eu vi um brasileiro cantar a raiva contra o silêncio e passada a raiva romper o círculo do tempo. É que vendo a vida a sua frente e frente a si o seu passado eu vi Dércio Marques virar menino. É que eu vi (e ouvi) Dércio Marques cantar El niño duerme sonriendo. 

Tem coisas que a gente só acredita vendo. E tudo isso eu vi.

Hoje o menino, dormindo e grávido de nós, sorriu para morte com a vida no coração. Isso eu não vi. Mas posso imaginar. Foi isso que Dércio Marques veio mostrar para quem soube enxergar.
Enilton Grill
Pelotas, 27 de junho de 2012