terça-feira, 19 de junho de 2012


CHICO BUARQUE
DECLARA APOIO
AO PSOL

Eleitor tradicional do PT, o cantor e compositor Chico Buarque declarou, na noite da última terça-feira, apoio à candidatura do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) à Prefeitura do Rio. A confirmação foi feita na casa do artista, no Leblon, Zona Sul da cidade, durante um encontro, organizado pelo também cantor e compositor Caetano Veloso, que já havia aderido à candidatura do PSOL.

O PT não terá candidato próprio nas eleições de outubro. Porém, terá a vaga de vice na chapa do atual prefeito Eduardo Paes (PMDB) à reeleição. O vice de Paes será o vereador Adilson Pires, ex-sindicalista e atual líder do governo na Câmara Municipal.

Segundo Freixo, Chico entrou "de cabeça" na campanha e aparecerá no horário eleitoral na televisão. "É esse tipo de aliança, com pessoas comprometidas com o futuro do Rio e do País, que eu busco. É melhor que fazer alianças espúrias para aumentar meu tempo no horário eleitoral na TV em troca de cargos públicos. Vamos ter pouco tempo de TV, mas temos as redes sociais e, sobretudo, a militância", disse Freixo.

Chico não deve ter visto lá com bons olhos a perniciosa aliança eleitoreira entre PT/PMDB. Ele não é o primeiro artista destes que pensam, e com certeza não será o ultimo a declarar apoio a Freixo. Marcelo Yuka (ex Rappa), Wagner Moura e toda uma constelação de estrelas ligadas ao ativismo social comprometido com a construção de uma sociedade melhor entrarão de “cabeça” na campanha.

O PT indicará o vice na chapa encabeçada pelo atual prefeito Eduardo Paes (PMDB). Isto, e outros rumos que o Partido vem tomando, deve ter tido um peso importante na decisão de Chico Buarque. É bom lembrar, que mesmo não sendo filiado a nenhum partido, Chico tem na sua biografia a participação direta na fundação do Partido dos Trabalhadores na década de 80, bem como militância em diversas campanhas de Lula.