quinta-feira, 17 de abril de 2014


Muito obrigado, Gabo!


Por Enilton Grill


O mundo conheceu Gabriel García Márquez como autor do romance Cem Anos de Solidão (1967) e de outras obras repletas da mistura eficaz entre o mágico e o amor, a poesia e a utopia. Quanto a mim, minha história não seria a que é não fosse García Márquez. Sou herdeiro das suas muitas utopias. Uma delas, a Nossa América unida. Essa ideia ainda norteia minha vida. E assim será até o fim. Tenho certeza que sim. Gostaria de ter dito isso a ele. Mas não pude. Não tive oportunidade. Que pena! Agora mesmo é que não posso mais. Ah, mas se hoje eu pudesse dizer-lhe alguma coisa mais, diria: Estamos mais pobres e mais sós todos nós, sem tua companhia, sem tua poesia, sem tua magia, sem tua utopia. Por tudo que aprendi e por tudo que vivi e, pelas viagens que fiz sem precisar sair do lugar, te agradeço emocionado... Muito obrigado, Gabo!