terça-feira, 24 de março de 2015


Apesar de vocês 


Por Enilton Grill


A questão aqui não é se há ou não esquerda e direita. A questão é saber quem é de esquerda e quem é de direita. E concordo que tem muita gente (e partido) se dizendo de esquerda e fazendo política de direita.

Já disse uma vez (e direi outras mais) não sou maniqueísta. Não é disso que se trata. Trata-se de deixar bem claro que há dois lados. O que não significa dizer que um é do bem e outro do mal.

Mas, partindo do princípio que quem chegou até aqui sabe - ou pelo menos tem conhecimento - em relação a origem dos termos, vamos ao que interessa.

Os sentimentos que movem uma pessoa de esquerda não são os mesmos de uma pessoa de direita. E vice-versa.

Senão vejamos:

Quando uma menina aborta na favela, quando um índio é queimado, quando um mendigo é espancado quando um negro é perseguido, quando um sem-teto é despejado, quando um sem-terra é massacrado, quando uma mulher é desrespeitada...

Quando tudo isso acontece, na melhor das hipóteses, vocês dizem:

-Eu não tenho nada a ver com isso.

Vocês não ligam, não é com vocês, vocês não estão nem aí. E é bem aí - ou mais aí - que nos afastamos. Vocês - quase sempre e em quase tudo - acham que não têm nada a ver com nada, a não ser com vocês, com os de vocês e com os que vocês consideram iguais a vocês.

Vocês, por exemplo, são contra a Comissão Nacional da Verdade e a favor da volta da ditadura. Vocês, na verdade, não estão nem aí para a democracia, que está onde está não (por causa) de vocês e sim (apesar) de vocês e que só não é mais participativa (como deveria ser) porque vocês não querem e não deixam que ela seja.

Outra coisa:

Vocês são a favor da meritocracia, onde "os de cima sobem e os de baixo descem". Vocês são contra os Direitos Humanos, vocês acham que bandido bom é bandido morto e vocês acham justo esse sistema que põe preço nas coisas e nas pessoas, onde quem mais vale é quem mais tem.

Vocês não se importam com a construção de um país mais justo e menos desigual. Vocês não estão nem aí pra isso. Vocês só estão preocupados com uma coisa: melhorar as coisas para vocês e (olhe lá) para os de vocês.

Outra coisa só:

Para vocês, da direita, que acham que estão mudando alguma coisa eu acho que vocês estão se achando. A vida não se resume a manifestações bancadas pela Rede Globo.

Chega de hipocrisia! Vocês dizem que (por causa) de vocês amanhã vai ser outro dia. Pois eu digo que (apesar) de vocês amanhã há de ser outro dia.

Uma coisinha só mais:

Desnecessário dizer (mas eu digo) que o título deste texto - onde eu digo o que digo - remete a um velho (e caro amigo) que disse o que disse qual vocês não queriam que ele dissesse. Mesmo assim - e apesar de vocês - ele disse.

Só mais uma coisa:

Dizer que vocês, da direita, são contra a corrupção - como vocês dizem que são - não só não é verdade como é uma baita de uma cretinice.

Agora...

Para nós - tanto faz da esquerda quanto da direita - que dividimos a humanidade entre os do bem e os do mal - ouçamos um bom conselho - nos é dado de graça:

Leiamos um pouco mais de Nietzche.