sábado, 28 de março de 2015


(In)justiça com as próprias mãos


Cuidado! Preste atenção! "Bandido bom é bandido morto" mais que uma expressão é um desejo, mais que um desejo é um delito, que já está sendo praticado. O gatilho já foi apertado. E será outras vezes mais se permanecermos calados. Indignemo-nos!


Por Enilton Grill
(com a ajuda de Georges Bourdokan)


O que você acha de viver um país onde não se paga médico, não se paga remédio, não se paga aluguel, não se paga escola, onde o estudante, qualquer estudante, que quiser se aperfeiçoar em universidades no exterior recebe uma substancial bolsa de estudos do governo?

Volta e meia, os reacionários, os retrógrados, os coxinhas, que é tudo a mesma coisa (são todos de direita), questionam onde - em que lugar do mundo - acontece esse outro mundo possível que nós defendemos e eles desdenham.

Eles perguntam porque não sabem, se tivessem lido o Livro Verde saberiam...

A Líbia de Kadhafi era assim. Não é mais. Deixou de ser depois da invasão dos Estados Unidos e da Otan. Agora a Líbia é mais "civilizada" e mais "democrática".

Falando sem aspas:

A Líbia vive o caos quase quatro anos após a derrubada e o assassinato de Muamar Kadhafi.

Mas o que isso tem a ver com o título?

Explico (e peço ajuda ao Bourdokan):

Em 1969, Kadhafi derrubou a monarquia de Idris I e sua primeira atitude foi nacionalizar os poços de petróleo e aplicar os recursos em benefício da população, que até então vivia em total exclusão.

Vou desenhar (com a mão do Bourdokan)...

A Líbia é um país desértico, começou a se transformar num oásis e numa ameaça para os governos das nações vizinhas.Eram nações dominadas por elites entreguistas e corruptas. Por isso, quando Kadhafi iniciou a distribuição de renda, as retaliações, lideradas pelos Estados Unidos, não tardaram em vir.

Destruir Kadhafi tornou-se uma prioridade.

A partir daqui então sigo sozinho (sem o Bourdokan e sem ninguém mais).

Entra então em ação a já conhecida operação midiática (de âmbito global) que vende a imagem de quem quer que seja como eles querem que seja e como eles querem que a gente 'Veja'. Se a imagem será boa ou má dependerá única e exclusivamente de seus interesses e dos interesses de quem os paga. No caso de Kadhafi pintaram a pior possível, com mentiras e requintes de crueldade.

Pronto.

Depois de escolhido o alvo e de tê-lo solapado e arruinado o ato seguinte se dá sob os olhos, os desejos e os aplausos de meio mundo (e com o beneplácito de deus).

Pois que seja feita a vossa vontade...Se bandido bom é bandido morto, Kadhafi está morto e a Líbia destruída.

E assim é a vida (a)baixo a pena de de morte.

PS: Ei, justiça, presta atenção! Andam falando em ti em vão, para em teu nome (e em nome do petróleo), fazer (in)justiça com as próprias mãos.