quinta-feira, 12 de março de 2015


Brizola
 (e os 'filhotes da ditadura')


Por Enilton Grill


(À memória de meu pai)


Não tenho intenção de ser (e não sou) - em nenhum sentido e tampouco no marxista - revisionista. Muito menos estou sendo acometido por alguma recaída pró-brizolista.

Mesmo que estivesse não ia adiantar mais - o Brizola não está mais aqui e outro como ele nunca mais. Além do mais, quando tive a oportunidade de escolher entre o Brizola e o Lula já era petista de carteirinha e não me arrependo nem um pouco da escolha que fiz, pois a fiz senhor de mim e na plenitude das minhas faculdades mentais.

E dizendo isso, digo mais...

Quem diria que mais de vinte anos depois do histórico debate para presidenciáveis da Band - onde Brizola chamou Maluf e a plateia toda (composta de assessores e jornalistas) de "filhotes da ditadura" - estaríamos todos nós (da esquerda) envolvidos em escaramuças com eles, os "filhotes da ditadura". Quem diria que estamos de novo tendo que ir pras ruas pra defender a democracia. Quem diria que estamos tendo de novo que dizer (gritar) e escrever "Ditadura nunca mais!". Quem diria?

E quem chamaria (e chamou) a imprensa golpista deste país de "filhotes da ditadura"?

Mais de vinte anos atrás?! Só o Brizola...nenhum outro mais.

Mas pode ser que esteja enganado (e tenham denunciado, alertado, brigado, vociferado outros mais). Já faz tanto tempo que nem lembro mais. Eu tinha vinte e poucos anos (e tinha meu pai). Hoje eu tenho vinte e alguns anos (a mais) e tenho memória de menos e saudades demais.