sexta-feira, 21 de março de 2014


JOAN BAEZ

SWEET SIR GALAHAD


Escrita por Joan Baez em 1969, a letra de Sweet Sir Galahad conta a história do sofrimento de sua irmã, a cantora folk Mimi Fariña, com a morte do primeiro marido e seu segundo casamento, três anos depois.

Mimi havia se casado aos 17 anos com o escritor Richard Fariña, que alguns anos depois escreveu “Tanto Tempo na Pior que o que Pintar É Uma Boa”, livro que se tornaria um dos símbolo da contracultura dos anos 60, que culminou com o festival de Woodstock, em 1969.

Dois dias depois do lançamento do livro, durante a festa de aniversário de 21 anos de Mimi, Richard saiu para dar uma volta na moto de um dos convidados. Ao fazer uma curva, o motorista perdeu o controle da moto. Richard foi arremessado contra uma cerca de arame farpado e morreu na hora.

Três anos depois, no dia 7 de setembro de 1968, Mimi se casou com o produtor musical Milan Melvin, durante o festival Big Sur Folk. Encantada pela visão de sua irmã vestida de noiva após anos de luto, Joan Baez compôs Sweet Sir Galahad.

O cunhado, sedutor e com cabelos longos, é retratado como Sir Galahad, cavaleiro do rei Artur que é símbolo de galanteio e pureza. Na lenda, Sir Galahad é o cavaleiro que depois de anos de busca, encontra o Santo Graal e ascende aos céus.

A música Sweet Sir Galahad fez parte do show de Joan Baez que encerrou o primeiro dia do festival de Woodstock, no dia 15 de agosto de 1969. Antes de cantar, Joan disse que essa era a única música de autoria própria que ela tinha coragem de cantar em público.


SWEET SIR GALAHAD
JOAN BAEZ
FWOODSTOCK
1969