sexta-feira, 13 de julho de 2012


EU VENHO DE LÁ


POETA E ESCRITOR
PELOTAS -RS

PARA JACK KEROUAC


Eu venho de lá
desde a entranha de terras distantes
e posso dizer sem medo de errar
que já vi quase tudo
pelos caminhos sem fim
pelas estradas tortuosas
pelos espaços abandonados
e lugares esquecidos
dos mapas dos homens
– os caminhos de chumbo
que costeiam colinas
e estradas perdidas
junto a encostas de morros
que com sua fumaça seu gás
e seu cheiro de caos
desnorteiam os geógrafos.

Eu venho de lá
de terras distantes
na encosta dos vales
por veios sinuosos
marcados por trilhos
– dormentes largados
no aço da ausência –
e pela mão do tempo
e pela ação implacável
de ventos mormaços
e calores e frios
e geadas e chuvas
e uma pobreza extrema.
E monto nos ventos
por rumos diversos
num galope noturno.

Eu venho de lá
de terras distantes
de cuja existência
até Deus já esquecera
e onde derreteu-se
a cera do tempo
e onde desocupados
entopem as veias
de aguardente e conhaque
na triste esperança
de que possa mesmo o amanhã
marcar outro dia
e que o calendário
tenha enfim algum sentido
com a morte rondando
a mola do mundo.

E eu venho de lá.
Eu...venho de lá.
                                 ALVARO BARCELLOS