domingo, 15 de julho de 2012

Dylan e Ginsberg; poesia no túmulo de Kerouac, 1975

DYLAN 
ON THE ROAD

1


__ POR ENILTON GRILL


PARA ALVARO BARCELLOS


DECUPADO DO LIVRO
DYLAN A BIOGRAFIA
DE HOWARD SOUNES


As cidades gêmeas de Minneapolis e St. Paul formam a maior área urbana de Minnesota e estão localizadas em frente uma da outra numa curva do rio Mississipi, 307 quilômetros ao sul de Hibbing. No outono de 1959, Bob Dylan ‘saiu do mato’, como ele mesmo disse, para estudar na Universidade de Minnesota, cujo campus fica na margem direita do Mississipi, espremido entre as Cidades Gêmeas.

Dylan se matriculou em um curso de ciências humanas com ênfase em música. No entanto, a vida universitária era, de modo geral, uma maldição para ele. E assim sua experiência universitária durou muito pouco.

A breve temporada de Bob Dylan na Universidade de Minnesota foi importante, principalmente, por causa das pessoas que ele conheceu e da música que descobriu na vizinhança boêmia conhecida como Dinkytown, que ficava ao lado do campus.

O centro de Dinkytown era formado por um conjunto de lojas, bares, cinemas e cafés. Em 1958, foi inaugurado o café Tem O’Clock Scholar. Uma loja velha, com uma vitrine frontal, tinha sido desocupada para dar lugar a um comprido salão mobiliado com bancos, mesas e bancadas de madeira. Nos fundos havia um café.

Havia garotas atraentes com cabelos longos que usavam preto no estilo beatnik e garotos brancos que tocavam blues com uma habilidade incomum. Para Bob Dylan, Dinkytown era um lugar mágico.

Quando chegou nas Cidades Gêmeas para estudar, Dylan ainda estava no auge de sua fase rock-and-roll, ainda usava suas jaquetas bordadas dos Jokers e penteava os cabelos para trás. Mas o rock não era a música de Dinkytown, e a imersão de Bob Dylan na subcultura do campus o transformou.

Ginsberg e Dylan: homenagem a Kerouac. Lowell, Massachusetts, 1975

Dois anos após ‘On the road’, de Jack Kerouac, ter se tornado um best seller nacional, os alunos liam regularmente a literatura beatnik, a política era radical de esquerda, e a música tocada e ouvida no Scholar e nos outros lugares era o folk.