sábado, 5 de maio de 2012


MORRE LEVON HELM


"Ele foi meu amigo do peito até o fim", disse Bob Dylan.


Morreu, em 19 de Abril, o ex-baterista e vocalista da The Band, Levon Helm. Dia 17, a família do músico havia informado que ele estava no estágio terminal de um câncer. Sua esposa, Sandy, e a filha, Amy, tinham pedido para que os fãs "mandasse orações e amor para ele, enquanto ele passa por essa parte de sua jornada". As informações são do jornal Times-Herald Record.

Helm estava com 71 anos e internado no hospital Memorial Sloane-Kettering Cancer Center, em Nova York. De acordo com Larry Campbell, guitarrista dele, ele morreu cercado de amigos, parentes e de seus músicos. "Por mais triste que tenha sido, ele foi em paz", afirmou.


Helm era fumante havia muitos anos e em 1998 começou tratamento para um câncer na garganta. A doença acabou com a voz dele e o músico levou vários anos para se recuperar. Ele largou o cigarro e teve uma boa melhora de saúde, até ficar doente novamente nos últimos tempos.


Na cerimônia do Hall da Fama do Rock and Roll que ocorreu no último sábado, 14, o ex- guitarrista da The Band, Robbie Robertson, manifestou seu apoio ao músico, com quem tocou de 1964 a 1976, quando o grupo registrou sua última apresentação no documentário The Last Waltz, dirigido por Martin Scorsese. Posteriormente, a The Band chegou a voltar em 1983, mas sem Robertson na guitarra.


Bob Dylan, que está em turnê pelo Brasil, divulgou em seu site oficial uma mensagem sobre a morte de Levon Helm. "Ele foi meu amigo do peito até o fim, um dos últimos verdadeiros grandes espíritos da minha geração ou de qualquer outra", escreveu Dylan.


"É tão triste falar sobre isso. Ainda me recordo do dia em que o conheci e do último dia que o vi. Temos muita história e passamos por várias situações complicadas juntos. Eu vou sentir falta dele, como tenho certeza que muitos outros também irão sentir".


Como membro da The Band, Helm tocou como parte da banda de apoio de Bob Dylan entre 1965 e 1966, um período crucial que representa a transição de Dylan do folk para o rock elétrico. Em 1967 o grupo colaborou com o músico em uma série de gravações conhecida como The Basement Tapes, contudo, o disco só foi lançado oito anos depois.

Em 1976, Levon Helm e Bob Dylan dividiam o mesmo palco pela última vez no hisórico The Last Waltz. O Concerto foi divulgado como o final da ilustre carreira ao vivo da The Band.

O evento foi filmado pelo cineasta Martin Scorsese e transformado em um documentário de mesmo nome, lançado em 1978.

The Last Waltz é considerado um dos melhores filmes de rock de toda a história.

No entanto, em sua autobiografia This Wheel's on Fire, lançada em 1993, Levon Helm expressa sérias ressalvas em relação ao filme.

Helm chegou ao ponto de dizer que Last Waltz foi "a maior sacanagem que já aconteceu com o The Band", citando que ele, Manuel, Danko e Hudson jamais receberam um centavo das diversas versões do projeto lançadas em disco, CD, VHS e DVD pela Warner Bros.

THE LAST WALTZ
TRAILER
1978