domingo, 4 de setembro de 2011



TOM ZÉ


'Um homem brasileiro demais para o Brasil'
David Byrne


O selo Luaka Bop, do americano David Byrne, que contribuiu para que Tom Zé fosse reconhecido nos Estados Unidos, no início da década de 1990, lança no exterior uma caixa com três discos do compositor e cantor brasileiro.

'Eu tô te explicando pra te confundir.' É com esse subtítulo --em inglês: 'Explaining Things So I Can Confuse You'--, pescado na letra de 'Tô' (1975),  do disco 'Estudando o samba' que a gravadora americana Luaka Bop lança a caixa 'Studies of Tom Zé'.

Na vastidão da caixa estão trabalhos como "Estudando o samba", "Estudando o pagode" e "Estudando a bossa". Todos em ótimo vinil de 180 gramas.

Sem previsão de lançamento no Brasil, os discos de vinil de "Studies of Tom Zé" vão sendo curtidos pelo próprio autor em uma "vitrolinha" que diz ter em casa.

- Ela está bem velhinha, mas ainda funciona que é uma beleza. E o legal desses discos é que eles são pesados, têm 180 gramas. Fica um som bem legal - diz Tom Zé, alvo também de um tributo, coordenado por Lucas Santtana, o esperado DVD "Remixando Tom Zé".

Além dos três LPs, 'Studies of Tom Zé' acompanha um compacto, também em vinil, com duas faixas gravadas em um show de 2001, no Barbican, em Londres.

- Essa caixa teve uma repercussão que eu nunca vi na vida - conta ele. - Além daqueles grupos que sempre falam bem do meu trabalho, dessa vez até aquela revista bacana, a "Newsweek", me elogiou, falando bem à beça da caixa.

Mas o compositor baiano não esquece de lembrar David Byrne, a razão principal de seu sucesso atual: 

“Ele me salvou. Se ele não tivesse encontrado meu disco em um sebo do Rio, não estaria aqui. Ele me tirou do destino de trabalhar em um posto de gasolina de Irará”, diz Tom Zé, recordando o impacto em sua vida do lançamento de “The best of Tom Zé: massive hits” em 1990, pelo selo do criador dos Talking Heads.



STUDIES OF TOM ZÉ

Uma produção
Luaka Bop e David Byrne