segunda-feira, 3 de junho de 2013



THE FREEWHEELIN' BOB DYLAN
50 ANOS DE UM CLÁSSICO





Clássico definitivo desde a capa: Bob Dylan de jaqueta e jeans, sorrindo e abraçado a  Suze Rotolo, nas geladas ruas de Nova York.

O que faz um disco se tornar clássico pode ser a seleção de canções, o contexto histórico e até mesmo sua capa. "The Freewheelin", o segundo disco de Bob Dylan, que completou 50 anos de seu lançamento  dia 27 de maio, reúne todos esses atributos, graças aos encontros que as ruas do Greenwich Village, na parte baixa de Manhattan, proporcionaram ao garoto de então 21 anos.

Foi nessa região, antro da nata musical e intelectual da cena folk americana, que Dylan conheceu uma criativa jovem de 18 anos, com cabelos castanhos claros e sorriso largo. Mesmo dentro de um relacionamento conturbado, Suze Rotolo era mais do que sua namorada. "Ela é a verdadeira vidente da minha alma", descreveu Dylan na biografia "No Direction Home".

A capa traz uma fotografia de Don Hunstein, de Dylan e Suze Rotolo caminhando pela Jones Street coberta de neve, com edifícios se elevando aos céus de Nova York. Ele e Suze estão próximos à esquina da (Positively) 4th Street e a poucos passos do apartamento que alugaram no número 161 da West 4th Street.



MAIO, 27, 1963

Bob Dylan
violão, vocal e gaita

LADO A

Blowin'in the wind
Girl fron the north country
Masters of war
Down he highway
Bob Dylan's blues
A hard rain's a-gonna fall


LADO B

Don't think twice it's all right
Bob Dylan's dream
Osford town
Talkin' world war III blues
Corrina, Corrina
Just allow me one more chance
I shall be free





THE FREEWHEELIN' BOB DYLAN

FAIXA A FAIXA



BLOWIN' IN THE WIND

Quando foi lançada, 'Blowin' in the Wind' já era um grande sucesso nas vozes de Peter, Paul & Mary. O movimento pelos direitos civis dava os primeiros passos e a canção resumia os ímpetos e as perguntas da época. Dylan compôs 'Blowin' in the Wind' em questão de minutos sentado em um café em frente ao Gaslight . Embora achasse a música especial, Dylan não conseguia entender plenamente a importância do que havia feito. 'Foi só mais uma música que compus'. A melodia era estranhamente semelhante ao spiritual afro-americano 'No More Auction Black'. No entanto, tomar emprestadas melodias, e até letras, fazia parte da tradição folk e era perfeitamente aceitável. Havia uma crítica mais pertinente a  'Blowin' in the Wind' com relação à retórica da letra. Muitos dos artistas folk mais destacados de Nova York não ficaram nem um pouco entusiasmados quando ouviram a música pela primeira vez. Não parecia haver qualquer ligação entre as implacáveis perguntas; e, no final de três versos, nenhuma das questões tinha sido solucionada, a não ser para dizer que a resposta estava voando com o vento, uma imagem tão vaga que, alguns diziam e argumentavam, não queria dizer coisa alguma. A resposta de Dylan foi: 'A primeira maneira de responder a essas perguntas é fazê-las. Mas para fazê-las - as perguntas -  é preciso antes familiarizar-se com o vento. E isso alguns não sabem, não podem ou não conseguem'. 






GIRL FROM THE NORTH COUNTRY

“Girl of The North Country” é um dos mais belos lamentos pela perda de um amor. Muitos apontaram a conexão com a canção folclórica inglesa 'Scarburough Fair', que Paul Simon e Art Garfunkel adaptaram diretamente em um de seus sucessos. Simon e Dylan provavelmente aprenderam a versão de Martin Carhy. Dylan disse que tinha a canção na mente anos antes de colocá-la no papel, no final de 1962. Quando uma namorada da adolescência ( Echo Helstrom) veio à tona, alguns usaram o título para descrevê-la, mas há bons argumentos para acreditar que a garota da canção foi inspirada em Bonny Beecher - outra relação marcante da adolescência de Dylan. Mas a verdade é que “Girl of The North Country” parece ser profundamente autobiográfica. O norte do país - onde os rios congelavam, perto da fronteira - era presumivelmente Minnesota, e Echo Helstrom era, certamente, uma garota do norte, e Dylan mais tarde lhe deu a impressão que a música era para ela. No entanto, Dylan deixou também que outra namorada do norte, Boonie Beecher,  pensasse o mesmo. Bonnie também reconheceu o verso sobre 'um casaco muito quente' como uma referência a um casaco com gola de pele de animal que usava quando saia com Bob. Ainda em 1963, quando cantou a música em um programa de rádio, Dylan deu a entender que a música era sobre uma mulher idealizada, dizendo: 'Esta eu dedico a todas as garotas do norte'. Dylan regravou “Girl of The North Country” em 1969, num dueto com Johnny Cash.




MASTERS OF WAR

'Masters of War' é uma das condenações mais pesadas e raivosas aos políticos que se escondem atrás das mesas e enviam jovens para as guerras. Dylan canta que nem Jesus poderá perdoá-los e que só ficará satisfeito quando estiver de pé sobre seus túmulos, para se certificar de que estão mortos. Uma denúncia causticante daqueles que lucram com a guerra e que põe os pingos nos is, na mesma veia das peças teatrais dos anos 1930. Investigações posteriores no complexo militar norte-americano, confirmam a justiça das acusações de Dylan. As notas na contracapa de The Freewheelin', escritas pelo jornalista Nat Hentoff, indicavam que 'Masters of War' - que fora escrita durante o inverno de 1962/1963 - era inspirada na escalada armamentista da Guerra Fria.  No entanto, como muitas das melhores músicas de Dylan, a canção transcendeu à época em que foi composta. Ela viria a ser muito significativa durante a iminente Guerra do Vietnã e ainda soava verdadeira quase três décadas depois, durante a Guerra do Golfo, em 1991. A melodia lúgubre dessa velha canção modal, que se acredita ser uma velha canção mágica de uma pantomima inglesa, foi passada para a geração de Dylan por meio de Jean Ritchie cantando 'Nottamun Town'.




DOWN THE HIGHWAY  

'Down the Highway' tem base modal distinta, uniformizada por uma passagem impressionante de violão, que exsude uma trêmula melancolia. 'Highway' demonstra a observação de Dylan de que ele via o blues clássico como uma forma de catarse. No texto da contracapa, Dylan observa que 'o que fez tão grandes os verdadeiros cantores de blues é que eles eram capazes de falar de todos os problemas que tinham, mas, ao mesmo tempo, era capazes de se afastar dos mesmos e olhá-los à distância. E assim pegavam novamente a estrada e seguiam adiante sua caminhada'. Nessa faixa, Dylan fala de seus próprios problemas para enfrentar a solidão. A fuga de Suze Rotolo - ele pediu para ela ficar e ela o deixou - para a Itália é um tema recorrente. Na verdade, a canção descreve a saudade que Dylan tinha de Suze durante a separação.
                                                       



BOB DTLAN'S BLUES

Outro talking blues, uma música, segundo Dylan, 'escrita de arranco. Primeiro vem a ideia pra depois ver o que acontece. A melhor forma de descrever isso é que é como passar por uma rua secundária, você olha e segue por ela.'  Surrealismo instantâneo que Dylan depois desenvolveria de forma mais latente e profunda. 'Blues' não foi escrita em nenhum bar ou café do Greenwich Village, e sim em algum lugar mais ao sul dos Estados Unidos. É uma canção nonsense num tom à Jack Elliot, que, na introdução falada, deu uma cutucada na indústria fonográfica. A canção estabelece diálogos afiados entre o vocal e a gaita. Os dois blues - 'Down the highway  e Bob Dylan's blues - justapõem o trágico e o absurdo. Ou seja: o desespero está a nossa volta, então gargalhemos em nosso caminho por meio deles.




A HARD RAIN'S-A-GONNA FALL

Em 'A Hard Rain’s A-Gonna Fall', Dylan reuniu, segundo um de seus melhoes biógrafos, Clinton Heylin , “a magia e o mistério de uma balada de cinco séculos de idade, as verdades profundas de Dante, e o simbolismo apocalíptico dos poetas franceses e beats em seis minutos e meio de puro terror, pertinentemente ‘capturando o sentimento de vazio’ suportado por aqueles que viviam à beira do abismo”. Uma visão apocalíptica numa série de cenas grotescas preconizadas pela crise dos mísseis de Cuba em 1962, 'A Hard Rain’s A-Gonna Fall' abre com uma paráfrase da clássica balada 'Lord Randall', mas a resposta do filho se torna tão moderna quanto a artilharia bélica que pode ser acionada com o toque de um botão. Os versos gravados em ácido pintam as ruínas da guerra. Um panorama das cenas da Guerra Civil Espanhola, saídas da poesia de  Lorca, de 'Guernica' de Picasso e dos penetrantes esboços antibélicos de Goya,  logo vêm a mente. Embora o título seja de um linguajar coloquial moderno, a dicção do texto tem um impulso imagético que se deve a Lorca e a Rimbaud, que talvez tenha sido o primeiro poeta a criar, no final da adolescência, um cosmo poético cujos extremos de horror e ternura se equiparam, de alguma forma, aos infernos e paraísos da realidade moderna. Dylan disse que esse imaginário lhe veio tão rápido que 'cada verso em si é, na verdade, o início de uma canção inteira. Pensei que não teria tempo suficiente em vida para escrever todas essas canções, então coloquei tudo o que pude nessa única'. 'Hard Rain' inspirou o poeta canadense Leonard Cohen a escrever canções. Um marco da canção folk engajada. Nela floresce o fruto prometido da fusão de poesia e jazz de Ginsberg, Ferlinguetti e Rexroth nos anos 1950. E Dylan tinha apenas 21 anos quando fez tudo isso.




DON'T THINK TWICE, IT'S ALL RIGHT

Reconhecida pelo público logo de início e regravada inúmeras vezes, 'It's All Right' é claramente sobre Suze. O sarcasmo de Dylan contrasta com a maioria das versões de outros artistas, que acentuaram o doce e ignoraram o amargo. Apenas alguns dias antes de Dylan terminar a música, o jornalista Robert Shelton conversou com ele sobre a fuga de Suze para a Itália. O relacionamento já não ia bem e Suze teve uma chance de cair fora. Ela podia ir com a mãe para a Itália para estudar na Universidade de Perugia. Dylan não queria que ela fosse, mas no dia 8 de junho ela embarcou em um navio para a Europa. Na tentativa de apoiá-lo, Shelton lembrou que Suze ainda era uma criança. Mas já era tarde. O relacionamento havia esfriado. A mágoa, no entanto, impulsionou Dylan a dar um salto evolutivo em suas composições e 'It's All Right' era a prova disso. Ela era ambígua demais para ser descrita simplesmente como uma canção de amor. Ela era mais uma declaração de desejo profundo e indignado com o objeto de sua afeição. Era difícil não pensar que ela se referia especificamente a Suze, com quem Dylan queria se casar. A grandiosidade da música estava na astúcia da linguagem. A frase 'não pense duas vezes, está tudo bem' podia ser rosnada, cantada com resignação ou com uma mistura ambígua de amargura e arrependimento. No fim das contas, a canção é o reconhecimento de que Dylan deu seu coração, mas Suze queria sua alma.




BOB DYLAN'S DREAMS

Uma grande obra, não conhecida o suficiente. A canção é imbuída de nostalgia, cansaço do mundo, aos 21 anos, e uma sensação de inocência perdida. Enquanto sua vida se tornava cada vez mais complexa, Dylan refletia, durante um retorno a Minnesota, sobre o quão simples as respostas pareciam durante a adolescência. Inspirada em uma conversa entre Dylan e Oscar Brand que se desenrolou por toda uma noite, 'Bob Dylan's dream' se concentra num passado idílico e narra um navio perdido no gelo. A canção é um olhar melancólico sobre um passado recente que não se traduzia no presente. John Bucklen - amigo da adolescência - acreditava que a canção se relacionava diretamente à época que ele e Dylan passaram em Hibbing com Echo e a irmã de John.




OXFORD TOWN

Dylan: 'É uma música para banjo que toco ao violão'. A canção se refere indiretamente à tentativa malsucedida do ativista de direitos civis James meredith de ingressar na University of Mississipi. O tipo de declaração engajada que aquecia o mimeógrafo da Broadside. James Meredith foi o primeiro negro a arriscar se inscrever na Universidade do Mississipi, em Oxford. A melodia e o andamento são descontraídos, ao contrário da letra.




TALKIN' WORLD WAR III BLUES

'Talkin’ World War III Blues' é uma releitura animada de Hank Williams, cujo disco “Luke The Drifter” (1963) Bob ouviu até furar. Uma fantasia ao estilo de Guthrie. Uma sátira, que ataca a tudo e a todos: desde os médico até Abraham Lincoln, passando pela guerra e até por ele mesmo, Bob Dylan. O humor sagaz é acerbo e a linha musical, pungente. O som da gaita é tão mordaz quanto a letra.




CORRINA, CORRINA

Dylan fez mudanças profundas nesta música popular americana gravada e adaptada por vários artistas da época.  'Não sou um desses caras que saem por aí adaptando canções simplesmente por adaptar. Mas nunca ouvi (esta canção) da forma como ela era de fato, portanto esta é a versão que saiu de mim',' explicou Dylan. A banda de apoio - Howie Collins (violão), Leonard Gaskin (baixo), Bruce Langhorne (violão), Herbe Lovelle (bateria), Dick Welstead (piano), dota a canção de uma bela cadência, embora a batida folk rock tenha sido silenciada. A canção é uma variação da tradicional 'C C Rider' com 'Corrina Blues'.  'Corrina, Corrina' foi moldada de modo a ser, ao mesmo tempo, terna e pesarosamente ciumenta. Dylan citou a forte influência do bluesman Lonnie Johnson.




HONEY, JUST ALLOW ME ONE MORE CHANCE

Dylan ouviu esta música em um disco do cantor texano Henry Thomas, que também recebe crédito como compositor. Thomas foi um dos primeiros bluesmen a ser gravado, e morreu em 1930. 'O que ficou na minha cabeça foi o apelo do título'. Dylan reescreveu boa parte da letra e, embora tenha afirmado que aprendeu a música de Henry Thomas, sua interpretação deve influência a Jesse Fuller que muitas vezes cantava a tristeza com uma veia burlesca.




I SHALL BE FREE

Inspirada livremente em 'We shall be free', canção esta gravada por Guthrie e Leadbelly, “I Shall Be Free” tem versos divertidos, de fazer inveja aos indies de hoje, com Dylan cantando/contando que recebeu um telefonema do presidente Kennedy perguntando o que faria o 'país crescer'. Dylan responde: 'Brigitte Bardot, Anita Ekberg, Sophia Loren'. Algumas referências culturais talvez peçam notas de rodapé hoje em dia, mas o humor sarcástico continua vivo.