quinta-feira, 18 de abril de 2013



ELIS & CHICO

TEATRO BANDEIRANTES

SÃO PAULO

1974


_POR ENILTON GRILL


Anos 60. A TV Record tem o Teatro Record. A Tupi aluga o Cine Ritz, ambos na rua da Consolação. Bombam na audiência programas de auditório, especiais ao vivo, Jovem Guarda, Fino da Bossa.

A TV Bandeirantes, inaugurada um ano antes, não quer ficar atrás e compra o Cine Arlequim, na avenida Brigadeiro Luiz Antônio, para acolher a música popular brasileira.

Seis anos depois, 1974, o Teatro Bandeirantes é finalmente inaugurado. A TV Bandeirantes organiza um supershow de inauguração de seu novo teatro. Entre outros, Elis Regina e Chico Buarque são as estrelas do encontro, depois transformado em especial de TV. 

Mais de mil pessoas comparecem ao teatro para reverenciar os maiores nomes da música popular brasileira da época. Diante da euforia do público, Joăo e José Saad, diretores da TV Bandeirantes, pareciam ver confirmadas também as suas expectativas. 

Joăo Saad, que já dissera que "em Săo Paulo falta uma grande casa de espetáculos", explicava: 

"Sem dúvida existe aqui o Teatro Municipal, mas ele ainda representa a casaca e o status. Apesar de todo esforço que se tem feito para popularizar o Municipal, só a juventude aderiu. No momento năo existe nada no gênero do Teatro Bandeirantes. Vai ser uma experiência nova. Queremos, antes de tudo, oferecer qualidade a um público potencialmente culto e bastante inteligente." 

Infelizmente 'o que era doce acabou / depois que a banda passou'. Elis morreu muito cedo e Chico viu a banda passar na janela do país. País, pela usura, corrompido. País, na letra de um samba remoto, esquecido. Agora a roda é mais viva e o moto-contínuo mais corrido.

Hoje Chico é mais escritor que compositor. Não precisa mais driblar o censor Faz tempo não usa mais bigode e muito menos jaqueta de brim. Enfim. A banda passou, mas o tempo não parou. E por isso as imagens não se perderam. 

Hoje o Teatro Bandeirantes virou igreja evangélica. Mas nem sempre foi assim. Vejam e creiam.


 ELIS & CHICO

TEATRO BANDEIRANTES

SÃO PAULO

12 DE AGOSTO DE 1974