segunda-feira, 20 de agosto de 2012


MADRE TERESA


_ POR ENILTON GRILL


PARA REJANE VALENTE GONÇALVES
IN MEMORIAM


Certa vez, o compositor argentino Facundo Cabral perguntou à Madre Teresa em Calcutá: Quando descansa, Madre? ela respondeu: Descanso no amor.

Ele perguntou: Qual o lugar do homem? e ela disse: Onde seus irmãos o necessitam.

Facundo Cabral disse a ela: nunca a ouvi falando de política, e ela disse: Eu não posso dar-me o luxo da política, uma só vez me detive 5 minutos a escutar um político, e nesses 5 minutos morreu um velhinho em Calcutá.

Outra vez, uma senhora, impressionada por vê-la banhar a um leproso, lhe disse: eu não banharia um leproso nem por um milhão de dólares, ao que Madre Teresa respondeu: Eu tampouco porque a um leproso só se pode banhar por amor.

Foi então que Facundo Cabral disse: Cada vez que eu entrava na casa de Madre Teresa, sentía que Deus recém havia saído. Deus que é justo, porque Madre Teresa morreu - sem sentir dor - do melhor que tinha: o coração.