sábado, 29 de março de 2014




BARCELONA

(MAIS QUE UM CLUBE)


 POR ENILTON GRILL


TEXTO PUBLICADO
NO DIÁRIO DA MANHÃ
ANO 33 - Nº 176 
22 DE DEZEMBRO DE 2011





Está escrito nas arquibancadas do Camp Nou , estádio do Barcelona: MÉS QUE UN CLUB. Mas por que mais que um clube?

A experiência espanhola, antes e depois da morte de Franco, pode ajudar-nos a compreender melhor a expressão. As cidades de Barcelona e Madri, representadas por seus dois principais clubes, trazem à luz diferenças de identidade - diferenças de origem, de tradição e de idioma. Diferenças políticas e também futebolísticas.

O Barça é o símbolo da resistência à ditadura militar de Franco. Quando as tropas franquistas entraram em Barcelona, havia quatro organizações a serem aniquiladas: os comunistas, os anarquistas, os separatistas e o Futbol Club Barcelona.

O general Franco sempre privilegiou o Real Madrid.

As arquibancadas do estádio do Barcelona, o Camp Nou, eram o refúgio da resistência à ditadura franquista e à centralização castelhana.

Nas arquibancadas do Camp Nou, podia-se ainda falar o catalão e criticar o regime, coisa que era impossível fazer em outros lugares.

Espaço de contradição e encontro, o superclássico Barcelona versus Real Madrid oferece, historicamente, um campo comum de batalha entre ideologias diferentes e antagônicas. O generalíssimo Franco morreu e, desafiadoramente, a rivalidade sobreviveu. Até porque a autonomia catalã ainda não se deu. Os catalães ainda lutam contra os interesses que sublinham nossas diferenças para ocultar as nossas identidades.

Corre o vento e o rio passa, e o que vemos hoje em dia no Camp Nou, e nos outros novos campos do mundo onde o Barcelona joga, é a exaltação à arte. É o assombro coletivo para delírio de milhões de torcedores sedentos pela beleza que o futebol nos oferece quando livre das amarras impostas por esquemas, teses e mentes reacionárias. É o êxtase da liberdade e da criatividade. É o sorriso da ingenuidade e da humildade. Virtudes que só os grandes sabem ter.

Por tudo isso, e muito mais, é que o Barcelona é, assim, em catalão, reverenciado por toda uma nação. Porque MÉS QUE UN CLUB é uma razão e uma paixão. O Barça é uma revolução.