domingo, 20 de novembro de 2011



NEIL YOUNG


O período de 1968 a 1972 não poderia ser melhor para Neil Young. Com a aclamação pela critica e público de discos como Everybody Knows This is Nowhere, After the Gold Rush, Deja Vú (com Stills, Nash e Crosby) e Harvest que consolidou seu status no estrelato, parecia que nada poderia parar Neil Young. Nada, exceto os abusos que só o estrelato e a vida incessante na estrada poderiam acarretar: doses cavalares de bebidas, cocaína e heroína foram minando Young e seus companheiros de estrada. Em 18 de novembro de 1972, Danny Whitten, guitarrista do Crazy Horse, banda que acompanhou Neil Young, morre em Los Angeles de uma overdose de heroína aos 29 anos de idade. Daí para frente, a carreira de Neil Young sucumbiu por longos e obscuros anos perdidos em álcool e drogas refletidos em seus três álbuns seguintes conhecidos como a trilogia suja de Neil Young.


Eu alcancei a cidade e perdi minha banda
Eu vi a agulha levar outro cara
Eu canto a canção pois eu gostava do cara
Eu sei que alguns de vocês não entendem
*Mas ele injetava com sangue para economizar
Eu vi a agulha e o dano causado
Eu vi uma pequena parcela disso em cada um
Mas todo drogado é como um sol poente.
                   The Needle and the damage done, 1972
                                                           Neil Young

* A prática é a de puxar o sangue da veia e sacudir o braço, misturando assim sangue e tóxico, para em seguida injetar tudo de volta na corrente sangüínea. 


THE NEEDLE AND THE DAMAGE DONE
NEIL YOUNG
HARVEST
1972